Preocupação
Fico preocupado com as pessoas que se preocupam muito. Inclusive eu.
Difícil não se preocupar quando há um grande compromisso e uma grande responsabilidade. Por mais que entendamos que uma "pré-ocupação" é uma ocupação antecipada de algo que ainda pode não ter acontecido, trata-se de um sentimento inerente diante de uma grande responsabilidade.
Angústia, ansiedade, insônia, irritabilidade. São coisas que acabam comprometendo nossa saúde. É importante que possamos distribuir nossa ação, nosso trabalho, nossas válvulas de escape, de forma a que possamos buscar o "caminho do meio", o equilíbrio.
Penso que muitas preocupações podem ser superadas quando definimos um propósito claro em nossas vidas, em médio e longo prazo. O propósito é mais que um sonho. É mais que uma meta. É algo amplo, que envolve diversas áreas da vida. Um propósito é a visão de objetivo de vida associada à missão pessoal de cada um.
Penso que este propósito deva estar adiante, bem à frente, no alto, para que possamos, mesmo à distância, enxergá-lo. A partir daí, todos os percalços será menores, porque temos à vista o nosso propósito. Mais do que isto, podemos olhar as preocupações e problemas momentâneos como parte da pavimentação do caminho que nos levará à realização do nosso propósito.
Não há motivação consistente, duradoura, que mantenha-se na ausência de um propósito de vida.
Boa parte das minhas reflexões, portanto, voltam-se a necessidade de construir um claro e amplo propósito de vida.
Comentários
Postar um comentário