Cultura da Mediocridade

Infelizmente, vivemos numa lamentável cultura de mediocridade. Não faltariam exemplos disso. Obras públicas inacabadas; rodovias que nascem precisando de reformas; acidentes e incêndios resultado de pura negligência; mortes diante de hospitais; crianças mutiladas por imprevidência e descuido em "inofensivas" escadas rolantes. Etc. Etc. E, etc.

A mediocridade é fruto de um pecado capital a preguiça.  Talvez, de todos, este seja o mais grave. O medíocre é como um parasita que acaba, inclusive sugando e liquidando com os que estão a sua volta. Estas pessoas acabam atuando e agindo apenas para dissimular e disfarçar o seu não-trabalho. Vivem do engodo e da corrupção. Sim, a corrupção é filha da preguiça e da mediocridade. Pior, nasce desta cultura brasileira de fazer apenas o "suficiente".

Veja bem, há médicos, advogados, administradores, professores, serventes, enfim, há medíocres em todas as profissões e em todas as áreas.  Há médicos tão medíocres que até mesmo para ingressarem na universidade, o fizeram de forma fraudulenta. E, não sou eu quem digo, extensa reportagem veiculada por estes dias comprova. Mais uma vez a prova de que a mediocridade é mãe da corrupção. E isto acontece de todas as formas, deste a compra do trabalho de conclusão de curso via internet, até o escorar-se numa vassoura, passando, obviamente, pelos corredores do Congresso Nacional.

O inverso da mediocridade é a excelência. Ser, agir e ter resultados excelentes exige disposição, e muita força de vontade. Exige enterrar vícios. Exige desenvolver virtudes. Exige acordar antes, dormir depois. Exige mais leituras, mais estudo, mais treino, mais repetição. Napoleon Hill fala em percorrer a "milha extra", ou o quilômetro extra. Enfim, é fazer mais. E o preguiçoso, não faz mais. Faz menos.

É fundamental, portanto, não se contentar com o "suficiente". Fazer o básico e o mínimo, não é ser excelente. Não é nem ao menos tentar ser excelente. E, não ser excelente, é ser medíocre.

Volto aquela ideia de que as palavras tornadas públicas ganham força e comprometimento. Grande exercício de propósito.

Propósito de buscar excelência em todas as ações.




Comentários

  1. Grande Fábio.
    Infelizmente estamos nos deparando cada vez mais com o aumento e proliferação desta cultura. Como vemos algumas pessoas tentando justificar suas frustações entre outras situações nos outros. Quantas e quantas vezes, ouvimos comentários, que tais pessoas tem sucesso por motivos que não os de dedicação, preparo, TRABALHO..... Mas é fácil buscar alguma resposta na desistência e das dificuldades dos outros. Muito bom seu texto como sempre. Você tem o dom de brindar seus amigos com sua inteligência. Por fim, somos livres e de bons costumes, e como tal, temos que fazer a nossa parte e buscar de alguma forma que a sociedade procure melhorar a cada dia! Se conseguirmos ajudar poucas pessoas e estes fizerem a multiplicação, já é um grande passo! Fica com Deus e SORTE!!!

    Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

56 Dias - Dia de Praia

Contagem Regressiva

51 dias - Baratas