Dia da Mulher


Estou aqui tentando escrever alguma coisa sobre o Dia Internacional da Mulher, não tem sido fácil, cada palavra, nesta época de perseguição de opiniões, pode soar como uma apologia ao feminismo, ou ao machismo. Pior, não parece haver meio termo. Então, fica difícil dizer uma só coisa, ou uma coisa objetiva, tudo precisa ser explicado.

Vou tentar! Sobretudo, ser objetivo.

Penso que a mulher é o projeto mais bem acabado de Deus. Ela que reúne força e afeto. É ela quem, a partir de si, ainda que não sozinha, gera a vida. Alimenta a vida. Ela quem cuida da prole, ela quem é responsável por nutrir, proteger, educar. Nós homens não podemos fazer isso? Claro que sim, mas, nossas ferramentas para isso “não vieram de fábrica”.

Algumas mulheres foram (e são) modelo pra mim. A minha vó, por exemplo, enfermeira na metade do século passado, mulher que nasceu rural e tornou-se urbana, muito urbana, à frente do seu tempo; empreendedora e gestora de uma família inteira, o que fez até a morte, e incluiu filhos, genros e netos.

Minha mãe, que ainda é meu grande exemplo de profissional, de gestora, de administradora. Quem me ensinou a pensar e a exigir mais da minha própria capacidade de pensamento. Nunca me permitiu a mediocridade; minha mãe me ensinou que podemos falar tudo, podemos pensar, argumentar, nos posicionar. Mas, pra isso é preciso coerência. Coerência!

Agora, tenho uma sobrinha com menos de três anos. Ela nos surpreende todos os dias com seu jeitinho de menina. Com seus carinhos de menina, mas, como mulher do século XXI, no seu próprio tempo. O limite dela, é o não. E depois do não, tem um ponto. Final!

Já convivi com outras mulheres, já casei e descasei. E a mulher tem também essa capacidade de se reconstruir. Admiro demais o gênero feminino. Capaz de suportar coisas que certamente homem algum conseguiria. Somos frágeis. Especialmente nosso coração.

Há muitos anos, minhas equipes tem predominantemente sido compostas por mulheres. Aliás, parece que todas as equipes são compostas predominantemente por mulheres. A mulher tem mais intensidade, dedicação, compromisso. Brio. Ela sente, ela chora, e faz! Muita gratidão pela dedicação das mulheres que confiaram na minha liderança. E, claro naquelas que me lideraram. Nenhum homem é tão capaz de liderar pelo amor do que uma mulher. Aprendo todos os dias, inclusive hoje, sou liderado por uma mulher incrível. Minha gestora é  capaz de conduzir-me à reflexões de uma forma incrível, me ensina pelo exemplo. Ninguém domina tanto o negócio quanto ela. Sabe aquela pessoa que você confia? Se entrega? É ela! Capaz de me apoiar e estar sempre comigo!

Inclusive em casa!

Antes eu já admirava muito, há muitos anos. Respeitei sempre, e confio como nunca!

Agora, ela se tornou o meu amor. A mulher que eu escolhi casar, embora ainda não tenha casado, é verdade. Escolhi dividir minha vida, coisa que eu imaginava que não conseguiria mais. Ela juntou os pedaços do seu coração, plantou, cuidou, regou, e transformou em um novo amor. O mesmo amor com que ela fala com as plantas, como minha vó fazia (preciso escrever sobre isso).

Todos os dias aprendo com esta mulher incrível, seja pela sua competência profissional, seja pelos seus cuidados de mãe, seja pelo seu calor de mulher. Ela me surpreende porque não precisa de ninguém para ser quem é. Não precisa de ninguém para ser uma mulher forte, decidida, capaz de providenciar o próprio sustento, as próprias alegrias, as próprias descobertas. Ela é uma mulher construída em seus próprios desafios, e, como muitas outras, “se bastaria” por si só.

Mas, eis que surgimos na vida um do outro, e tenho tido essa permissão de dividir experiências, amores, desejos e projetos. Tenho tido a experiência de amar e ser amado. Tenho recebido demonstrações diárias de afeto, de carinho, e amor. Ah, e como é bom sentir-se amado pela mulher mais linda, incrível e especial que eu conheço. Exagero? Talvez. Mas, é assim que é.

Por tudo isso, ter um dia para reconhecer as mulheres é mais do que justo, é necessário. Pelo menos para que possamos dizer: Obrigado! Obrigado por nos permitirem estar em suas vidas, e receber, de uma forma ou outra, o seu amor.

Obrigado vó, mãe, sobrinha, colegas, e, obrigado meu amor!

Feliz Dia Internacional das Mulheres. Merecem!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

56 Dias - Dia de Praia

Contagem Regressiva

51 dias - Baratas