Será que é "beicinho"?
Outro dia comentava sobre a "Vida de Zagueiro", e comparava a necessidade obrigacional que estes jogadores tem de não errar, em relação às demais posições. De certa forma, protegi esta função, de certa forma, defendi estes jogadores.
Mas, Ponte Que Partiu! Tudo tem limite...
O que poderia ser entendido como firmeza, como autoridade, como "respeito", foi comprovado que não é nada além de estupidez, preguiça, ou má vontade. O zagueiro Cris, do Grêmio, no jogo de ontem comprovou o que demorei para acreditar, ele jamais poderia estar jogando no Grêmio. Qualquer um dos meus irmãos, seja o Cássio (zagueiro do Fortaleza/CE), ou o Rafael (zagueiro do Joinville/SC), são vinte e sete vezes e meia mais competentes e melhores zagueiros que o Cris. Estivessem ambos formando a dupla de zaga tricolor, minha noite teria sido mais tranquila. Garanto. Olha que não sou dos mais tendenciosos.
Ontem, o Cris estava marcando adiantado, quase no meio do campo na maioria das vezes, e, mesmo aí, não cercava, não acompanhava, não tentava o bote. Sua técnica mais apurada é a do "rapa". Já falei sobre o "rapa" outro dia. Um zagueiro que limita-se a intervir nos lances apenas com falta, um zagueiro que objetiva a bola apenas na sobra, ou na bola espetada, não é zagueiro para jogar em time campeão do mundo. Aliás, nem no "Arranca-toco" lá da rua!
No segundo jogo consecutivo foi expulso, ferindo de morte as pretensões gremistas, sobrecarregando colegas, expondo viceralmente as entranhas da meta tricolor.
O mais preocupante é a causa disso. O Cris é um zagueiro experiente, jogou na Europa, tem "nome". Será que esqueceu de jogar? Será que é tão mau jogador assim? Será que descobriu-se mau jogador apenas aqui, nos pampas gaúchos? Será que cansou? Qualquer uma dessas causas pode-se entender, e são relativamente aceitáveis. Meu medo é que seja algo pior. Meu medo é que seja boicote, seja birra, manha. Sim, porque jogadores de futebol fazem birra e fazem manha. Fazem "beicinho". E isso é pior que não saber jogar.
De qualquer forma, aviso aos navegantes, especialmente dirigentes tricolores, tenho duas excelentes opções para nossa zaga! Vinte e sete vezes e meia melhores do que a zaga atual do Grêmio. Garanto.
Comentários
Postar um comentário